terça-feira, 30 de julho de 2013
A muito tempo eu queria ter feito essa comparação, mais até então estava carente de um 3ds, e como acabei de adquirir o modelo XL, trouxe um pequeno review dos dois consoles.
A disputa pela fatia dos dispositivos móveis para o bilionário mercado de games continua aquecida. Com a entrada dos smartphones na disputa, o cenário mudou completamente, obrigando os principais desenvolvedores a repensarem seus recursos, seu hardware e o funcionamento dos jogos.
Como plataformas antes não consideradas perfeitas para se jogar (tablets e celulares) adotaram com sucesso essa função, os consoles portáteis precisaram se reinventar e acumular funções como um canivete suíço. À frente da disputa estão dois jogadores tradicionais e com muita experiência: Sony e Nintendo. No time do Super Mario tem o  Nintendo 3DS. Seu principal trunfo, como o nome já sugere, são os efeitos 3D da tela principal. Com ajuste de profundidade e conversão do conteúdo, o pequeno console entrega um resultado interessante sem a necessidade de óculos especiais. Outro truque interessante é o AR Game. Utilizado em conjunto com o par de câmeras estereoscópicas (para também produzir conteúdo 3D), o recurso gera games com realidade aumentada, que consistem em mesclar o cenário real captado pelas câmeras, com elementos virtuais na tela. Matar um dragão que surge do chão da sala, tendo que desviar de seus ataques e se contorcer para acertar pontos fracos é bastante divertido.

Para contra-atacar,  a sony tem o PSVITA. Armado com um processador de arquitetura ARM, o OS Vita traz 4 núcleos, além de uma atualização da controladora gráfica PowerVR SGX543MP4+. Essa arquitetura é parecida com a utilizada no novo iPad, mas a Sony garante que há modificações exlusivas para seu portátil. Assim como o concorrente, o portátil da Sony traz o pacote de conectividade completo: Wi-Fi, Bluetooth e até um modelo com 3G, mesmo que não haja necessidade de estar sempre conectado. Lembrando dos pilares básicos para qualquer game, a Sony aposta na praticidade dos controles, característica própria da emprese desde o PlayStation e seu DualShock.

Com características muito distintas, mas também recursos similares, um grande fator de decisão para os consumidores são os jogos. A Nintendo se apoia em seus títulos próprios e exclusivos, como Zelda e os ligados ao Mario e sua gangue. O tom casual e mais infantil é sem dúvida uma arma com vantagens e defeitos. Muitos jogadores se cansam facilmente da falta de qualidade gráfica e leveza dos títulos. Do lado da Sony, games como Uncharted, que exploram em totalidade os recursos do aparelho, e misturam elementos do mundo real para que o jogador avance na trama são muito interessantes e podem se tornar comuns. A Sony, assim como no PlayStation 3, tenta fazer com que os desenvolvedores de games evoluam e utilizem o potencial do hardware, que é grande. Por outro lado, o preço de cada game pode se tornar uma grande barreira.

Mas não da pra negar que o portátil da sony esta na frente da nintendo, em tempos como hj que a midia social esta em alta , o 3ds peca em relação as midias e em hardware, mesmo pra quem não é fã os recursos do psvita são mais abrangentes. Imagina querer assistir um determinado  detonado pra  quem gosta, no vita temos a opção de pausar o jogo, ir no aplicativo do youtube , assistir e voltar a onde paramos, logo no 3ds não temos essa opção. E antes de pensarem que "puxo farinha" pra sony, eu gosto muito mais dos exclusivos da nintendo, a BIG N em questão de seus Titulos nunca deixam a desejar, mais não da pra negar q eu preferiria ter um The legend of zelda numa oled do que numa LCD comum. Sem duvidas que a vantagem é sempre ter os 2 pra aproveitar o que cada uma tem de melhor, mas pra quem ta indeciso o Psvita é a melhor escolha pra começar, e mesmo que os jogos tenham um preço mais salgado, assinar a psn plus é uma vantagem em tanto com os jogos free( e não é joguinho mobile não, dentre eles esta Uncharted e Gravity rush dentre outros ótimos ) e os descontos que realmente valem a pena, e logico os free to play independente de assinar a psn ou não.



0 comentários:

Postagens populares

Uêba - Os Melhores Links
Colmeia: O melhor dos blogs
Fake - O agregador de links mais Original da Net
Tecnologia do Blogger.

Seguidores